Menu

Vulcão entra em alerta e pode gerar tsunami no Brasil

17 SET 2021
17 de Setembro de 2021
Existe uma possibilidade de ondas gigantes atingirem todas as Américas caso haja uma erupção explosiva.

O vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, estava adormecido há décadas, mas agora ele começou a dar sinais de atividade moderada nos últimos dias, oque levou as autoridades espanholas a acionarem alerta amarelo de erupção.

Embora o vulcão esteja localizado na costa do continente africano, ele pode causar um tsunami capaz de percorrer distâncias transatlânticas e atingir todas as Américas, inclusive o Brasil.

Nesta semana, o MetSul Meteorologia informou que desde o último sábado (11) os movimentos sísmicos da região aumentaram significativamente.

“Nos últimos dias, além de aumentar o volume de movimentos sísmicos, sua intensidade aumentou com abalos que tiveram magnitude superior a 3. A profundidade dos epicentros também diminuiu, em média, de 30 para 12 quilômetros. Só ontem foram mais de 100 tremores e um teve profundidade de apenas 4 quilômetros”.

Alerta

O pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC, Carlos Teixeira, disse ao portal UOL que estudos comprovam que há possibilidade de haver um tsunami transatlântico, e aconteceria caso houvesse uma erupção explosiva.

Agora que o vulcão está dando sinais de erupção há uma possibilidade de  gerar um tsunami, mesmo que mínima, segundo Teixeira.

No entanto, se essa erupção acontecer, não significa que será explosiva, explicou o pesquisador. Isso quer dizer que pode chegar aqui com ondas bem menores do que oito metros.


Fonte: gospel prime

Voltar
Tenha também o seu site. É grátis!